Skip to main content

Os Benefícios Dos Ovos, 5 Coisas Que Você Precisa Saber!

Os Benefícios Dos Ovos Para Saúde

 

01 – Benefícios Dos Ovos “O Colesterol”

 

Não poderia ser mais falsa a ideia de que o colesterol alimentar, como aquele encontrado nas gorduras saturadas da carne, se transforma diretamente em colesterol no sangue. Pelo contrario, esse é um dos benefícios dos ovos.
 
Tanto que, os cientistas, nunca conseguiram estabelecer uma relação entre, de um lado, as gorduras alimentares animais e o colesterol alimentar, e, de outro, os níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas coronarianas.  
 
E, quando os pesquisadores tentam achar uma relação entre o colesterol no sangue e o consumo de ovos, sempre constatam que os níveis de colesterol entre aqueles que consomem pouco ou nenhum ovo são os mesmos daqueles que consomem muitos ovos.  
 
Mais de 80% do colesterol em seu sangue é produzido pelo fígado, e, ao contrário do que você pode imaginar, verificou-se que o consumo de colesterol, na verdade, reduz a produção de colesterol no corpo.  
 

Os ovos tendem a aumentar o colesterol HDL (o “bom”) e tendem a diminuir o colesterol LDL (o “mau”) para nível que não está associado a um risco maior de doença cardíaca.

 
O ovo possui alta qualidade nutricional, rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como ferro, selênio, zinco e fósforo  vitaminas A, E, K e do complexo B; carotenoides (zeaxantina e Luteína) e colina (importante componente do cérebro).
 
 

02 – Benefícios Dos Ovos “As Vitaminas” 

 
Vitaminas A, E, K e do complexo B; e colina (importante componente do cérebro).
 
  • Vitamina A; possui papel fundamental no crescimento ósseo, desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial e aumenta a imunidade, combatendo os radicais livres (ação antioxidante).
  • Vitamina E; importante antioxidante, também estimula o sistema imunológico, reduzindo o risco de cataratas e protegendo contra doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças da pele.
  • Vitamina D; é muito importante para o crescimento e manutenção dos ossos, porque controla a absorção de cálcio e fósforo. Ela pode ser produzida pela pele através dos raios ultravioletas do sol.
  • Vitaminas Do Complexo B; As vitaminas que fazem parte do complexo são a B, B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B5 (Ácido Pantotênico), B6 (Piridoxina), B7 (Biotina), B9 (Ácido Fólico), B11 (Folacina) e B12 (Cobalamina). Entre as principais funções que essas vitaminas desempenham, a produção hormonal; o metabolismo dos carboidratos, das proteínas e das gorduras; formação de hemácias; respiração celular; crescimento celular; entre outros.
  • Colina: A colina é uma das vitaminas do complexo B. As duas principais funções da colina envolvem o cérebro. Ela é importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos. Outra função da colina é entrar na formação da esfingomielina que forma a capa dos nervos que chamamos de bainha de mielina. A bainha de mielina tem que existir para que o impulso nervoso caminhe nos neurônios, ela é a capa dos neurônios, estrutura que envolve o neurônio.
 
 

03 – Benefícios Dos Ovos “Os Minerais”

 
O ovo possui alta qualidade nutricional, rico em minerais como ferro, selênio, zinco e fósforo .
 
  • Ferro; atua na formação da hemoglobina, que transporta o oxigênio para os tecidos.
  • Selênio; é um micronutriente essencial para a maioria das formas de vida, é um poderoso antioxidante, estimula o sistema imunológico e ajuda no equilíbrio do hormônio ativo da glândula tireóide.
  • Zinco; age na síntese das proteínas, melhora a imunidade, ajuda na vitalidade da pele e na cicatrização. Também aguça o paladar e o olfato. 
  • Fósforo: atua na formação de ossos e dentes e é indispensável para o sistema nervoso e muscular. Ao lado da vitamina D e do cálcio, combate o raquitismo. 
  • Entre outros…
 
 

04 – Benefícios Dos Ovos “As Proteínas”

 
Um dos principais benefícios dos ovos são o fato de serem ricos em proteínas de alta qualidade, contém todos aminoácidos essenciais na proporção certa. As proteínas são os principais blocos de construção do corpo e servem tanto para fins estruturais e funcionais. 
 
Ovos são excelentes fontes de proteína, em cada ovo contém em média 6 gramas de proteína. 
 
Além de conter todos aminoácidos essenciais, deixando o corpo preparado para fazer o uso completo da proteína ingerida. 
 
Comer proteína de qualidade pode te ajudar a perder peso, aumentar a massa muscular, diminuir a pressão arterial e otimizar a saúde óssea. 
 
A proteína está presente em maior proporção na clara e em menor proporção na gema.
 
Os ovos estão entre as melhores fontes de proteína na dieta.
 

 

05 – Benefícios Dos Ovos “As Gorduras”

 
 A gema do ovo contém omega-3 na forma de DHA, que é a mesma gordura saudável encontrada nos peixes como o salmão. 
 
O DHA é essencial para melhorar a comunicação entre as células e o sistema nervoso, é boa para o cérebro, para o funcionamento dos olhos e para o controle de gorduras no sangue. 
 
Uma gema de ovo normal contém 18mg de DHA e ovos que foram enriquecidos especialmente para gerar mais DHA, podem conter até 150mg.
 
 

Recomendo muito o consumo de ovos.   

 

benefícios dos ovos

 

Eles não apenas nos mantêm saciados e satisfeitos, mas também nos ajudam a controlar a glicose sanguínea.
 
Para mim, os ovos, são uma opção perfeita para o café da manhã, porque proporciona a combinação ideal de gorduras e proteínas de boa qualidade.  
 
Não tenha medo do ovo, muito menos da gema “rica em colesterol”.  
 
Os ovos, incluindo a gema, são um alimento perfeito. São versáteis e têm um ótimo custo-benefício.
 
Mas, como ocorre com outras fontes de proteína, escolha com cuidado seus ovos. Aqueles que vêm de galinhas caipiras, que se alimentam do mesmo que encontrariam na natureza (plantas e insetos, e não grãos processados), são os melhores. E também são mais gostosos!
 
Dá para fazer muitas coisas com os ovos. Sejam eles mexidos, fritos, cozidos ou no preparo de pratos, os ovos são, de fato, um dos ingredientes mais versáteis.  
 
Aproveite ao máximo os Benefícios Dos Ovos!
 

Conheça a Dieta de 21 dias!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *